Phänomenta Flensburg

Jovem inventor: o ás brasileiro da robótica Vito (19) sobre sua paixão

Vito Pacheco Isoppo, Neto do Co. Sérgio Siqueira Pacheco

No Phänomenta, Vito programa um robô Lego que deverá ser capaz de resolver um cubo de Rubik de forma independente.

Von Joshua Hirschfeld | 21.01.2024, 10:12 Uhr

O Flensburg Phänomenta tem um convidado incomum: Vito encontrou seu caminho do sul do Brasil ao norte da Alemanha. O jovem de 19 anos traz uma paixão especial.

 

Neste artigo você descobrirá:

– O que despertou o entusiasmo de Vito pela robótica.

– Como Vito chegou à Alemanha.

– O que o jovem de 19 anos está fazendo atualmente no Phänomenta Flensburg.

 

Quando criança, Vito passava muito tempo na frente da máquina de lavar dos pais. Não porque ele desenvolveu uma paixão por sabão em pó ou roupas limpas quando era mais jovem. Não, ele apenas ficava lá sentado e observava a roupa girar na máquina. “Desde criança, eu era obcecado pela forma como as coisas se movem”, diz o jovem de 19 anos. “É como um vício.”

Programando robôs Lego

Hoje, Vito está sentado em uma salinha no Flensburg Phänomenta. E faz as coisas se moverem sozinhas. Ele está atualmente trabalhando em um robô Lego. Ele quer programá-lo para que possa resolver um cubo de Rubik de forma independente. Para Vito, apenas uma questão de horas. O jovem de 19 anos é um verdadeiro ás da robótica. Ele ganhou diversos prêmios em seu país natal, o Brasil, e até disputou diversas vezes a Campeonato Mundial nos EUA com seu time. Agora ele é convidado no Flensburger Phänomenta por três semanas como estagiário.

Sua paixão por programar robôs pequenos – e mais tarde maiores – foi despertada por um workshop realizado em sua escola. “Brinquei muito com Lego quando criança”, diz Vito, cujo nome completo tem uma sonoridade sul-americana quase clichê: Vito Pacheco Isoppo. Com a oficina escolar, a robótica foi somada à pura brincadeira de Lego. E isso cativou Vito. Aos dez anos ganhou seu primeiro prêmio com a equipe.

Um prêmio nos EUA

A partir daí as coisas evoluíram. Ou como diz Vito, que não fala alemão: “As coisas foram ficando cada vez maiores”.
Aos 15 anos, Vito foi promovido à equipe principal da equipe de robótica de sua escola. “Under Control”, como é chamada a equipe, é o principal time brasileiro há mais de dez anos, diz Vito. Em 2022 e 2023, Vito e sua equipe se classificaram para o FIRST Championship, campeonato mundial juvenil de robótica. As partidas aconteceram nos EUA, onde os brasileiros ficaram em sexto lugar na divisão de 80 equipes – e garantiram o prêmio “Inspiração em Engenharia”.

Isto distingue um compromisso social especial. Vito e seus companheiros vão para outras escolas com oficinas em sua cidade natal, Novo Hamburgo, próxima à cidade de Porto Alegre. E, ao fazer isso, tentam despertar nas crianças a paixão pela tecnologia e pela robótica. Assim como aconteceu com Vito. “Queremos motivar as crianças, ensinar-lhes coisas, inspirá-las”, afirma Vito. “É inacreditável os sorrisos que vi.” O jovem de 19 anos tornou-se agora também um mentor na sua própria equipa. Ele terminou a escola e está estudando engenharia.

Mapa: Vito mora aqui

Mas agora Vito está na Alemanha por dois meses e passa três semanas no Phänomenta Flensburg. Embora Vito tenha raízes alemãs – “Sou 30 por cento alemão” – ele está na Alemanha pela primeira vez. Ele chegou até aqui por meio do programa de intercâmbio de jovens do Rotary. Lhe ofereceram um lugar para ficar em uma tranquila cidade de fiordes no norte da Alemanha, incluindo um estágio no “Centro de Ciências” local. Vito concordou imediatamente.

Workshop para crianças e jovens

Na próxima semana o The Phänomenta oferece um workshop com Vito. O craque brasileiro da robótica vai ensinar crianças e adolescentes a construir e programar seu próprio robô Lego. Em fevereiro, Vito fará uma viagem por todo o país com a família, que vem à Alemanha especialmente para esse fim – de Berlim a Munique e à Áustria. Sempre em movimento.

O workshop com Vito acontecerá de terça a sexta, de 23 a 26 de janeiro, das 14h às 15h30, no Phenomenta. O público-alvo são crianças e jovens a partir do 5.º ano. A entrada é gratuita – em conjugação com o ingresso normal. Inscrições no Tel. 0461/144490.